Setrem sedia um dos principais eventos de computação da Região Sul

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

ERAD/RS 2019 reuniu mais de 250 participantes de diversos estados e contou com palestrantes nacionais e internacionais

Durante os dias 10 e 12 de abril, a Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem foi sede da 19° Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS 2019). O evento reuniu mais de 250 participantes, entre acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de vários estados brasileiros, que buscam se aprofundar no estudo da computação de alto desempenho ou HPC (do inglês High-performance computing).

A computação de alto desempenho é utilizada, hoje, em diversas aplicações que demandam alto poder computacional para processar informações e executar aplicativos o mais rápido possível. “São aglomerados de computadores com diversas unidades de processamento, utilizados a partir da programação paralela com o objetivo de atingir melhores desempenhos, mais eficiência e melhor resposta para o usuário”, resumiu o docente da Setrem e um dos coordenadores do evento, Dr. Dalvan Griebler.

Em três dias da ERAD/RS, foram realizados minicursos, palestras, maratona de programação e apresentações de trabalhos nas categorias de iniciação científica e pós-graduação, em diferentes vertentes de HPC. “O saldo do evento foi muito positivo. Houve uma participação bem diversificada, além da Região Sul, de pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e da Bahia. Fomos muito bem acolhidos na Setrem e com a infraestrutura disponível conseguimos realizar um ótimo evento”, destacou o Dr. Odorico Mendizabal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também um dos organizadores do evento.

Para a coordenadora dos cursos superiores de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Setrem, Vera Lúcia Benedetti Lorenset, a ERAD agregou muito conhecimento nesta área específica da computação e possibilitou o compartilhamento de pesquisas aos estudantes dos cursos. “Presenciamos aqui que a pesquisa deve ser realizada juntamente com as empresas e com a indústria, aplicada à solução de problemas reais do nosso meio”, enfatizou.

Evento itinerante

A ERAD é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul (CRAD/RS). Como evento itinerante, a cada ano, três instituições de ensino são responsáveis pela organização. Nesta 19ª edição, a coordenação geral ficou a cargo do Dr. Dalvan Griebler, representando a Setrem, PUCRS e o Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC); do Dr. Tiago Ferreto, da PUCRS; e do Dr. Odorico Mendizabal, da UFSC.

“Nesta edição contamos com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles o PhD. Horacio González-Vélez, professor associado e diretor-fundador do Cloud Competency Center, no National College da Irlanda. A gente também pôde mostrar um pouco mais da Setrem e do agronegócio, principal foco da região, e o que a computação de alto desempenho pode oferecer para esta área”, ressaltou Griebler.

A realização da ERAD/RS 2019 também contou com a colaboração de outras instituições de ensino, como UFSM, UDESC, Unipampa, FURG, Unijuí e URI. Participaram como patrocinadoras do evento as empresas FAPERGS, NVIDIA, SDC, CNPQ, Abase Sistemas, Google, Migrate, Laniaq, BRPhonia e Embrapa.

20 anos de ERAD

A Escola Regional de Alto Desempenho teve sua primeira edição no ano de 2001, em Gramado (RS). Segundo o professor da UFRGS Dr. Philippe Navaux, um dos idealizadores da ERAD e que esteve participando do evento em Três de Maio, a Escola surgiu com o objetivo de promover a iniciação dos estudantes no assunto e qualificar profissionais do Rio Grande do Sul nas áreas que compõem a computação de alto desempenho.

“Com a participação dos estudantes, nosso principal foco, ela começou a se expandir pelo estado e hoje engloba os três estados do Sul. Aqui em Três de Maio o evento foi um sucesso, onde os estudantes puderam ter uma visão geral do que está acontecendo, bem como uma formação específica de HPC, com excelentes palestras e minicursos realizados nos laboratórios”, salientou Navaux.

Além de Gramado e Três de Maio, as cidades de São Leopoldo, Santa Maria, Pelotas, Canoas, Ijuí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim e Alegrete também já foram sedes da ERAD. A edição comemorativa dos 20 anos da ERAD será realizada em abril de 2020, na UFSM, em Santa Maria.

Premiações

Confira abaixo a relação dos trabalhos premiados nas categorias de Iniciação Científica, Pós-Graduação e Maratona de Programação:

• Prêmio Iniciação Científica (IC): “Avaliando o Impacto do AMD Turbo Core no Consumo de Energia e Desempenho de Aplicações Paralelas”, dos autores Sandro Matheus Marques, Marcelo Caggiani Luizelli, Fábio Diniz Rossi, Antonio Carlos Beck F. e Arthur Lorenzon.

• Prêmio Pós-Graduação (PG): “Proposta de um Escalonador Multicritério Acelerado por GPU para Nuvens OpenStack”, dos autores Leonardo R. Rodrigues, Omir C. A. Jr., Marcelo Pasin, Guilherme P. Koslovski.

• Maratona de Programação:

1º Equipe We Who Shall Not Be Named, composta por Peter Brendel, Tiago Heinrich, Gustavo Diel;

2º Equipe RISC a faca, composta por Lucas Ferreira da Silva, Iago da Cunha Corrêa, Rhauani Weber Aita Fazul;

3º Equipe Três Desmaios, composta por Ana Luisa Veroneze Solórzano, Arthur Mittmann Krause, Rafael Gauna Trindade.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.