Faltam 866 professores nas salas de aula de escolas estaduais do RS, diz sindicato

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cpers também aponta carência de pessoal para trabalhar em outros setores. Secretaria Estadual de Educação garante que está solucionando o problema, e atribui situação ao ingresso de 30 mil novos alunos.

Foto: RBS TV / Reprodução

Dois meses após o início do ano letivo, escolas estaduais do Rio Grande do Sul ainda precisam conviver com a falta de professores em sala de aula.

De acordo com levantamento feito pelo Cpers, sindicato que representa os professores da rede pública estadual, faltam 866 educadores nas salas de aula do estado. As disciplinas mais afetadas são português e matemática.

O sindicato aponta ainda carência de 563 profissionais em outros setores, como biblioteca, laboratórios de informática, robótica e supervisão.

Na Região Central do estado, em Santa Maria, o colégio Manoel Ribas não tem mais funcionário para cuidar da biblioteca. O laboratório de robótica, equipado há menos de um ano, pode fechar porque o professor estagiário vai sair e não há substituto para a vaga.

“Queremos criar o projeto que a gente tem em mente, que é criar um robô, só que não tem como se a gente não puder vir para a sala, mexer nas coisas e programar”, diz a estudante do 2º ano Fernanda Kurkowski.

Em outro colégio da região, além do fechamento da biblioteca durante a manhã e em parte da tarde, falta também um supervisor escolar.

É que em 2019, a Secretaria da Educação começou a exigir que esse profissional tenha pelo menos dez anos de experiência, além de um curso específico na área. Só que nem todas as escolas têm alguém assim para assumir a vaga.

“A supervisão é o coração da escola. É uma parte pedagógica, e ela que vai dar um norte junto com a direção e a comunidade escolar”, explica a diretora escola Cícero Barreto, Vânia Cunha Pires.

De acordo com o governo gaúcho, a ideia é priorizar o atendimento dos estudantes em sala de aula, em detrimento de outros setores.

Mesmo assim, em outra escola estadual, alunos do curso técnico integrado ao ensino médio ficaram 40 dias sem um professor de informática.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.