Nova Candelária – Lançada a 13ª Campanha “Plante Árvores Nobres”

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

RGE distribuiu cinco mil mudas de árvores nobres na quarta-feira e irá distribuir mais quarenta mil mudas durante a campanha.

02 [1024x768]

 

            A RGE (Rio Grande Energia) lançou na última quarta-feira (22), a 13ª edição da Campanha “Plante Árvores Nobres”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Candelária. O evento de abrangência regional reuniu representantes de mais de 20 municípios nos Pavilhões da Schweinfest.

            A Campanha “Plante Árvores Nobres” é realizada pela RGE e SEMA/RS desde 2003. Até a edição do não passado haviam sido entregues 417 mil mudas de espécies nativas em cidades da área de concessão da companhia. Na lista de árvores nobres distribuídas estão: Cerejeira, Angico Vermelho, Uvaia, Guabijú, Ipê da Serra, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Louro, Cedro, Caroba, Grápia, Cabreúva e Canjerana. As espécies foram escolhidas por se tratar de árvores raras, típicas da flora regional da metade do norte do Estado e que tiveram seu ambiente natural reduzido com o desenvolvimento urbano e agrícola.

            No primeiro momento da manhã foi composta a mesa oficial pelo Prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick; pelo Técnico Ambiental da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Hüller; gerente de serviços de transmissão da RGE, Giovani Vieira Lunes; Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Candelária, Nelci Bach Schmidt; Capitão da Patrulha Ambiental de Santa Rosa, Paulo Nascimento e pelo Secretário Municipal de Agricultura, abastecimento e meio ambiente, Jorge Steiger.

            Um grupo de alunos da oficina de teatro do CRAS Viva Bem, coordenada pela Professora Simone Roppa, apresentou a performance “Os quatro elementos”, abordando a relação do homem com a terra, ar, água e fogo. Ao final do evento foi feito o plantio de um Ipê branco em frente aos Pavilhões da Schweinfest, como forma de simbolizar a passagem do evento na cidade de Nova Candelária.

O consultor ambiental da RGE, Fabrício Steffens, destaca a importância e os benefícios da campanha, que busca ainda conscientizar a população sobre o tema: “O principal objetivo é de valorizar espécies arbóreas, raras e nobres, nativas do Estado do Rio Grande do Sul. Através do plantio destas espécies, valorizamos e devolvemos uma herança genética da nossa flora regional, agregando todos os benefícios ambientais associados a isso, como a proliferação de fauna nativa”, afirma Fabrício.

            Mais de 150 pessoas participaram do evento e receberam mudas nativas para levar até o seu município. Os agricultores podem se beneficiar economicamente com o plantio pois o aproveitamento comercial futuro da madeira nativa gera uma alternativa de renda para o mesmo, desde que o plantio seja registrado junto à uma agência do Departamento de Biodiversidade da SEMA/RS.

            O Prefeito Carlos Alberto Dick destaca: “Não adianta desenvolvermos ações socioambientais que não beneficiem as futuras gerações, pois precisamos deixar algo para o amanhã, para nossos sucessores, e esta campanha da RGE condiz com este objetivo.”

03 [1024x768]

IMG_0003 [1024x768]

01 [1024x768]

Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária Fotos: Maira Dill

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.