Economia Inflação oficial fecha 2015 em 10,67%, a maior desde 2002

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
1553

Preços de alimentos também contribuíram para inflação recorde Foto: Gustavo Kahil/ O Financista / O Financista

A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), desacelerou de 1,01% em novembro para 0,96% em dezembro, o que representa o maior resultado para o mês desde 2002, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O dado ficou abaixo da expectativa de inflação em 1,05%, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg News.

Com o resultado, o IPCA encerra o ano com alta de 10,67% nos preços, no maior resultado para o período desde 2002, quando a inflação foi de 12,53%. A expectativa do mercado era de que 2015 tivesse inflação de 10,79%, segundo a Bloomberg News.

O IPCA ficou acima do limite máximo de 6,5% estabelecido pelo governo e, por isso, o presidente do BC (Banco Central) Alexandre Tombini precisa encaminhar uma carta aberta ao ministro da Fazenda Nelson Barbosa explicando os motivos por não ter conseguido manter a inflação dentro da meta.

A última vez em que isso aconteceu foi em 2004, quando o presidente do BC era Henrique Meirelles e o ministro da Fazenda era Antônio Palocci. Foi a segunda carta enviada por Meirelles a Palocci, uma vez que a inflação também estourou o teto da meta em 2003. Um ano antes, a inflação também superou o limite máximo e Armínio Fraga, presidente do BC, precisou dar explicações para Pedro Malan, à frente da Fazenda em 2002.

Fonte: O Financista

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.