A afetividade e a aprendizagem na Educação Infantil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

IMG2

Nos primeiros anos de vida é que as relações afetivas não podem ser ignoradas, pois estão presentes no desenvolvimento de cada individuo nas suas interações com o mundo e com as pessoas que o cerca, ou seja, fazem parte da natureza humana e podem interferir de forma positiva nos processos cognitivos. A escola e a família muitas vezes ignoram a importância da afetividade na educação infantil, mas é nesta fase que a criança adquire suas primeiras experiências de vida escolar e serão essas experiências que levarão as crianças a sentirem prazer ou desprazer pela escola.  O ambiente escolar é o primeiro agente socializador fora do círculo familiar da criança, e deve oferecer todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. Cuidar e Educar são atos de amor, de dedicação, que requerem tempo e disponibilidade, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado em sua vida social, intelectual e escolar.

É fundamental que cada criança seja vista e tratada como pessoa única, respeitada na sua singularidade, nas suas aptidões, e também em suas limitações. Isto significa garantir o direito ao colo e ao carinho, bem como o respeito ao ritmo de cada uma. É igualmente importante propiciar às crianças momentos de privacidade, autonomia e criatividade, sendo assim cabe ao educador apoiar emocionalmente as crianças, compreendendo-as, conhecendo-as,garantindo um ambiente acolhedor, facilitando o desenvolvimento infantil tanto nos aspectos afetivos como nos cognitivos. Procurando construir um ambiente pedagógico voltado ao respeito, entrega, troca e amor.

Em suma é sempre muito importante falar da importância da afetividade na Educação Infantil para a qualidade de vida humana, pois a afetividade deve estar presente em todos os ciclos de vida da pessoa, como fonte de  energia e sendo o alicerce sobre a qual o indivíduo se constrói . Nós professores possuímos uma missão, ajudar os alunos a se constituir como sujeitos conscientes, e isso somente acontecerá efetivamente através da afetividade, que será responsável por fazer nascer um verdadeiro ser humano, em um mundo, onde a agressividade é totalmente permissível e aceitável   a solução está somente no afeto. Portanto, o amor e o afeto tornam-se a solução para uma boa educação.

Fonte: Paula Schneicker Kroetz /Pofessora de Educação Infantil – Graduada em Pedagogia

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.