SMEC de Crissiumal divulga atividades realizadas no mês de agosto de 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

07/08/2019 – DIVULGAÇÃO DO CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO, com o tema “Crissiumal, Terra Querida!”.

• REDAÇÃO CAMILA CARVALHO MARONEZ (8º Ano – EMEF Rotermund)

““Crissiumal, terra querida”

Crissiumal é um município pequeno, por esse fator é calmo e tranquilo para se viver. Conhecido por terra dos goleiros, Crissiumal é um lugar com um povo humilde, trabalhador e hospitaleiro. Tendo uma economia baseada na agricultura e muitas belezas naturais.

Crissiumal, como cantamos no hino “És cidade sorriso”, porque seus habitantes tem muito o que se orgulhar desta terra, pois olhando nossa história percebe-se que daqui saíram três goleiros que se destacaram no futebol, inclusive, mundial.
O povo crissiumalense procura cultivar suas raízes, pois muitos familiares dos colonizadores continuam trabalhando e investindo nesse município, e outras pessoas que conheceram e vieram residir aqui, se encantaram com a simpatia e hospitalidade que encontram.

O município tem como economia a agricultura, suinocultura, gado leiteiro; industrias familiares, moveleiras, calçadista e laticínios. Além do comércio local. Crissiumal possui muitos lugares belos, pois somos privilegiados com diversos rios que formam paisagens admiráveis, dentre elas estão as Três Ilhas no Rio Uruguai.

Por todos esses aspectos, percebe-se muitos pontos positivos em viver e progredir neste lugar. Cultivando nossa história, vivendo o presente e construindo um futuro digno para que as próximas gerações também possam sentir a alegria de viver aqui.”

• REDAÇÃO LAÍSA CRISTINA HANAUER JANKE (1º Ano Ensino Médio -EEEM Ponche Verde)

““UM PEDACINHO DE CHÃO”

Toda humanidade é baseada em fatos históricos e locais. A história do ser humano começa a partir do seu lugar de nascimento, onde se adapta. Nós moramos em um cantinho muito especial, sem falar de toda a sua história. Mas o que será que tem nesse cantinho que encanta e reconhecido por todos?

Esse cantinho é chamado de Crissiumal, conhecido também como a “terra dos goleiros”, “cidade sorriso”, “capital gaúcha das agroindústrias”, “cidade hospitaleira” e vários outros adjetivos que identificam a cidade. Foi aqui onde grandes pessoas começaram suas carreiras e hoje são destaques a nível nacional, como Claudio Taffarel, Danrlei e o grupo de dança GEMP.

No aspecto cultural, sua comunidade é formada pelas etnias alemã e italiana que tem grande influência nos costumes e na culinária. Em virtude deste aspecto, houve o surgimento de inúmeras agroindústrias que deixaram o município mais conhecido, trazendo orgulho para os moradores e auxiliando no desenvolvimento econômico e comercial da população.

Para os visitantes que chegam nessa cidade, o encanto são as riquezas naturais e arquitetônicas que embelezam os mais diversos pontos urbanos e rurais. Em termos naturais, o município é banhado por rios e cachoeiras, onde se encontram balneários e represas. Já no aspecto arquitetônico, destacam-se construções, como o Monumento ao Pioneiro, Castelo do Bonotto, o Pórtico e a Igreja Matriz.

Além desses, muitos outros embelezam esse pedacinho de chão tão especial que vivemos.

Podemos afirmar então, que mesmo sendo um município pequeno e do interior, temos muitos aspectos marcantes que deixam todos os moradores orgulhosos em fazer parte da história de Crissiumal. Todas as pessoas que passam por aqui, levam algo consigo. Orgulho de fazer parte desta terra tão querida. Somos crissiumalenses de alma e coração!”

09/08/2019 – INAUGURAÇÃO DA EMEI CELINA DE DEUS

Uma das unidades de educação mais modernas de Crissiumal, a EMEI Celina de Deus, localizada no do bairro Paraíso, é o mais novo empreendimento educacional do município.

A unidade tem capacidade para atender 75 crianças, de 0 a 4 anos, do Berçário 1 ao Maternal 2. O prédio, com 890,73m², construído numa área de, mais de, 1.700m², possui instalações modernas e funcionais, que irá garantir bem-estar e qualidade de ensino aos seus alunos, além de, propiciar mais comodidade às famílias crissiumalenses.

A construção da EMEI Celina de Deus é fruto do investimento do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -, com recursos de quase R$ 1,2 milhões de reais.

11/08/2019 – COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE REALIZADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

No dia 11 de agosto, foi comemorado no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827 o, então, Imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Cada escola organizou um momento para comemorar esse dia, junto aos seus alunos.

13/08/2019 – ATIVIDADE PARA AS TURMAS DE 1º ANOS DA REDE MUNICIPAL – SESSÃO DE CINEMA COM O FILME: A MENINA E O PORQUINHO

Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental – dos turnos manhã e tarde – das escolas municipais de Crissiumal participaram, nessa data, de uma sessão de cinema especial.

O filme “A menina e o Porquinho”, que foi exibido no auditório da Câmara de Vereadores, é uma adaptação do livro Charlotte´s Web, de E. B. White, o livro infantil mais vendido de todos os tempos. A história do livro ganhou vida no colorido e musical desenho animado. Com um enredo encantador, o filme transmitiu lições de amizade, confiança e amor. A sessão, que também teve direito à pipoca, é uma atividade cultural, que faz parte do método GEEMPA.

Na oportunidade, também, foi trabalhada a realidade de um cinema. Os alunos fizeram fila na bilheteria para adquirir o seu ingresso por R$ 10,00 reais. O dinheiro para a compra do bilhete de entrada era fictício (moeda sem valor). Com esta iniciativa, os alunos já começam a conhecer o sistema monetário e a matemática financeira dentro da faixa etária deles. Os alunos, acompanhados de suas professoras, foram conduzidos até o local da sessão de cinema pelo transporte escolar e, ao final do filme, retornaram para seus educandários.

15/08/2019 – PARTICIPAÇÃO DO 4ª ENCONTRO REGIONAL DO PIM

O evento foi sediado em Crissiumal e ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, durante todo o dia. Além de equipes do PIM de outros municípios, também, estiveram presentes profissionais das Escolas de Educação Infantil de Crisisumal. O evento teve uma programação rica em conhecimento e troca de experiências, com a explanação de diversos profissionais qualificados na educação e desenvolvimento infantil.

28/08/2019 – PALESTRA SOBRE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS E ZOONOSES

Alunos de 8º e 9º Ano da EMEF Benno Bender, assistiram a uma palestra ministrada pelo Médico Veterinário Paulo Romero de Lima, com o tema: “Doenças Infectocontagiosas e Zoonoses”. Os alunos puderam aprender no que diz respeito a doenças transmitidas por animais, entre outros.

29/08/2019 – REUNIÃO DE ESTUDO DA BNCC E DOCUMENTO ORIENTADOR

3º Dia D – Professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino, reuniram-se para estudar acerca da implementação da BNCC e a construção do documento orientador para o município de Crissiumal.

Rádio Metrópole

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.