Projeto Uma Horta em Minha Casa de Bom Progresso, ensina sobre cultivo sem veneno

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dez famílias de agricultores familiares de Bom Progresso visitaram uma propriedade que produz hortaliças, desde 2017, sem o uso de agroquímicos. A visita, realizada na semana passada (24/10), foi promovida pelo Projeto Uma Horta em Minha Casa, coordenado pela Emater/RS-Ascar e secretarias municipais da Assistência Social, da Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde, com o apoio do Sicredi e Cotricampo.

O objetivo do encontro, de acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Anelise Kehl, foi apresentar aos agricultores familiares um modelo alternativo de produção de alimentos e seu impacto na saúde e na economia doméstica.

O casal Clair e Gelson Kerber, anfitrião do encontro, deixou claro que a opção de dispensar os agroquímicos foi motivada pela preocupação com a saúde, a deles e a dos consumidores. A decisão, de acordo com os Kerber, foi bem aceita pelos clientes, sendo que muitos deles têm preferido ir até a horta dos agricultores, na localidade de Olhos da Água, para escolher o que desejam levar para casa, uma espécie de “colha e pague”.

O ataque de insetos, considerado um grande obstáculo à produção de hortaliças, é tratado, na horta dos Kerber, com um produto feito à base de alho, pimenta e álcool 92,8%, diluído em água e pulverizado nos canteiros.

Na roda de conversa, que se seguiu à visita na horta, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e especialista em Homeopatia Animal e Vegetal, João Schommer, falou sobre práticas recomendadas pela Homeopatia na produção de alimentos. Por sua vez, a nutricionista da Prefeitura de Bom Progresso, Patricia Pauli de Sena, associou a cor dos alimentos ao bom funcionamento de determinados órgãos do corpo humano. A cor vermelha, por exemplo, estaria associada à saúde do coração e a cor laranja, à pele e visão saudável.

No encerramento, para reforçar a ideia de que existem muitas maneiras de se produzir alimentos, foram degustados bolos de cenoura, beterraba, salgado de legumes e bolo de couve (ver receita).

BOLO DE COUVE

Ingredientes

4 folhas grandes de couve sem os talos
1 xícara de óleo de milho ou de girassol
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de fazer

Bata, no liquidificador, os ovos, as folhas de couve cortadas e sem os talos, o óleo e o açúcar. Em uma bacia, acrescente a mistura à farinha de trigo e misture bem. Por fim, acrescente o fermento químico. Despeje em uma forma de assar, untada com gordura e farinha. Coloque para assar a 180°, por 40 minutos, aproximadamente.

 

Por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.