Pontos luminosos são avistados no céu do Rio Grande do Sul

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Imagem foi registrada às 20h42min em diversas cidades gaúchas, inclusive em Crissiumal

Foto: Carlos Jung/ Reprodução

Pontos de luz no céu foram percebidos na noite desta sexta-feira (6), no Rio Grande do Sul, causando curiosidade em quem conseguiu visualizar o fenômeno. Uma imagem foi registrada às 20h42min, em Taquara, no Vale do Paranhana, pelo Observatório Heller & Jung.

Conforme o diretor-técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, os pontos são satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX. Dois lançamentos, com 60 satélites cada foram feitos recentemente: um em maio e outro em novembro, que são os vistos nesta sexta. O envio deles faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo.

— O que a gente vê quando enxerga um satélite é o sol refletido nele, pois eles não têm luz própria. No início da noite e na madrugada, mesmo que a gente não veja o sol, a luz já está refletindo neles — explica Zurita.

A Spacex, empresa de exploração espacial, é, atualmente, um das mais respeitadas no trabalho de lançamento de foguetes e satélites ao espaço e tem projeto em parceria com a Nasa, diz o diretor.

Segundo a Bramon, os satélites estavam sobre a Argentina. O fenômeno pode ser vistos de todo o RS, e provavelmente em todo o sul e sudeste brasileiro, indica o diretor. No Estado, moradores de diversas cidades avistaram o fenômeno, como em Minas do Leão, Viamão, Estrela, Canoas, Uruguaiana, Canela, São Lourenço do Sul e São Gabriel. Crissiumalenses também relataram que viram as luzes.

 

*Com informações do ZH

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.