Estado entrega 700 cadeiras de rodas por mês via SUS

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

Foto: Jivago Di Napoli (Acadef)

Um dos serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para as pessoas com deficiência física é o fornecimento gratuito de cadeira de rodas em todo o país.

No Rio Grande do Sul, são entregues mensalmente cerca de 700 cadeiras de rodas, por intermédio da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde (SES).

Para quem necessita de uma cadeira, basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência com documento de identidade e cartão SUS e solicitar uma avaliação médica. Havendo a necessidade, o médico encaminhará o paciente para um exame numa instituição especializada em reabilitação física, habilitada pelo Ministério da Saúde e contratualizada com a SES, através da Rede de Cuidados. Essa rede, normatizada pelo Ministério da Saúde desde 2012, tem o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência por meio do processo de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. É possível que um usuário receba mais de uma cadeira.

Gael dos Santos Couto, 7 anos, tem paralisia cerebral e em maio deste ano ele recebeu uma cadeira de rodas da Acadef (Associação Canoense de Deficientes Físicos). “Fez toda a diferença na vida dele”, afirma Gabriela, a mãe do menino. “Antes, adaptávamos uma cadeira de nenê. Agora, o Gael está muito mais independente”, completa.

Iara Luciana dos Santos Corombeque, 46 anos, é auxiliar administrativa e teve poliomielite. Aos 9 anos, ganhou a primeira cadeira – usada -, com ajuda da escola onde estudava. “Até então, eu só rastejava”, comenta. Em 2006, voltou aos estudos pela Acadef e ganhou uma cadeira do SUS. “Cadeira nova é como andar num carro zero-quilômetro”, compara.

Jivago Di Napoli, gestor de Serviços de Saúde da Acadef, pede que os usuários cuidem de suas cadeiras. “A cada seis meses, o paciente deve voltar à instituição onde recebeu o equipamento para manter a qualidade do dispositivo”, orienta. A Acadef reforma, em média, 10 cadeiras por mês. Ele dá outras dicas que devem ser seguidas. “Como o ajuste de uma cadeira é parecido com o de um carro, deve ser feita a regulagem de raios e rolamentos e a lubrificação das rodas, além de manter os pneus calibrados”. Esse tipo de manutenção deve ser feito a cada três meses.

Texto: Gustavo Trevisi do Nascimento (ACS/SES)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.