Coronavírus: Três Passos elabora Plano de Contingência e Ação Municipal para prevenção e combate à doença

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em Três Passos, as operações de emergência em saúde pública para prevenção de infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) já estão sendo elaboradas. Nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a Administração Municipal esteve reunida com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Hospital de Caridade para tratar do Plano de Contingência e Ação Municipal para Infecção pelo Novo Coronavírus.

Na ocasião, foram discutidas estratégias de prevenção e enfrentamento da doença a nível local, assim como, tratado sobre o Plano que está sendo concretizado, com base no Plano de Contingência Estadual e Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde, para seguir posteriormente à aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

O documento, que está sendo elaborado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, descreve as ações em todos os níveis de complexidade, a serem executadas para prevenção, combate e detecção de casos suspeitos.

Na Atenção Básica, inicialmente algumas medidas serão adotadas, como a verificação de temperatura em todos os pacientes que forem atendidos nas unidades de saúde; e com a inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS), a partir do dia 06 de março, as unidades de saúde serão reestruturadas para, se necessário for, atender os casos suspeitos em local adequado.

O Hospital de Caridade, irá reestruturar um espaço específico para atendimento a possíveis casos suspeitos, seguindo o protocolo, além das medidas de rotina que já são adotadas aos pacientes atendidos pela casa de saúde.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, salientou que, a partir da publicação do Plano de Contingência Municipal, as unidades de saúde, Hospital de Caridade e demais serviços de saúde, deverão seguir a referida normativa, com isso, aumentando a segurança da população. Ele enfatiza que as pessoas de modo geral também precisam fazer a sua parte, dando atenção as formas de prevenção e cuidados para evitar a doença. “Estamos unindo esforços para deixar a nossa população segura, no entanto, enquanto cidadãos, precisamos fazer a nossa parte”, ponderou, acrescentando que o Plano Municipal seguirá os protocolos estadual e federal para o assunto.

Participaram da reunião a secretária Municipal da Saúde, Maria Adelaide Hertz, a responsável pela Vigilância Epidemiológica, enfermeira Cassia Maia, a administradora do Hospital de Caridade, Leila Bender, e o enfermeiro Lucas Real, coordenador de enfermagem do HCTP.

*Saiba mais sobre o Coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que podem causar desde uma gripe comum até doenças respiratórias mais graves. A transmissão pode ocorrer via contágio animal, quando a pessoa entra em contato com carne de animais silvestres; e contágio entre humanos, sendo esta a forma mais comum pelo ar, quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus.

Dos sintomas, em casos menos graves: Febre e Dificuldade para respirar. Em casos mais graves: Síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

Para prevenir-se é imprescindível seguir cuidados para evitar infecção respiratória causada pelo vírus, da seguinte forma: lavar as mãos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir a boca e o nariz ao espirrar; cozinhar bem carne e ovos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; e manter ambientes ventilados.

 

Por: Elenara de Oliveira

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.