69% dos municípios gaúchos decretam situação de emergência em razão da estiagem

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Previsão do tempo para os próximos meses é de pouca chuva para o RS

A falta de chuva no Rio Grande do Sul vem fazendo com que cada vez mais municípios decretem situação de emergência. Segundo o boletim informativo divulgado pela Defesa Civil no último sábado (02) já são 346 municípios que enfrentam este cenário por conta da estiagem, o equivalente a 69% das cidades gaúchas. Outras 13 prefeituras inseriram informações no sistema do órgão e podem efetuar decretos nos próximos dias. Assim, seriam 359 municípios que notificaram ocorrências pela falta de chuva, o equivalente a sete em cada 10 cidades no Estado. A Defesa Civil afirma que o Estado está em uma situação preocupante e que pode se agravar se não chover nas próximas semanas.

A previsão para a semana é de chuvas esparsas pelas regiões Oeste e Norte, mas que não devem diminuir os efeitos da seca. O professor de Geociências e especialista em Climatologia e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Francisco Eliseu Aquino, afirma que as projeções meteorológicas para os próximos meses são de uma manutenção do quadro.

— Tivemos nos últimos meses entradas de frentes frias no Estado, mas sem a ocorrência de chuva. Infelizmente, esse quadro vai seguir, pelo que observamos nas projeções. Não teremos uma normalização antes dos próximos três meses — afirmou o especialista em entrevista ao Faixa Especial.

De acordo com a Defesa Civil, as últimas cidades que realizaram decreto de emergência foram: Alto Feliz, Carlos Barbosa, Cristal do Sul, Erval Seco, Morro Reuter, São Sebastião do Sul, São Pedro do Serra e São José das Missões.

Dos 346 municípios, 241 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado, e outros 216 tiveram o decreto reconhecido.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, os rios Uruguai, Camaquã e Taquari registram os níveis mais baixos desde o início das medições, há trinta anos. No momento, todas as 25 bacias hidrográficas têm baixa disponibilidade hídrica.

 

Fonte ZH

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.