Consulta sobre separação do RS,SC e PR do país tem 96,13% dos votos favoráveis, mas adesão cai

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Foram computados 341.566 votos nas mais de 1 mil urnas espalhadas por diferentes cidades dos três estados. Apesar da vitória do “sim”, adesão foi menor que em anos anteriores.

Resultado do plebiscito informal de 2017 divulgado na página do movimento O Sul É o Meu País (Reprodução)

 

O movimento “O Sul é Meu País” realizou no sábado (7) mais um plebiscito informal para consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil. Foram computados um total de 341.566 votos, sendo que 96,13% (328.346) optaram pelo “sim”, e 3,87% (13.220) pelo “não”, conforme divulgado pelo “Movimento O Sul É o Meu País”, entre a noite de domingo (8) e a madrugada desta segunda-feira (9).
Apesar do resultado positivo pela separação, o total de votos foi menor que o registrado em anos anteriores, quando o número de participantes passou de 600 mil pessoas. A votação tinha caráter simbólico, ou seja, não tem valor legal. No entanto, os participantes eram convidados a assinar uma proposta que seria levada ao Congresso para que o assunto fosse discutido.
Conforme os organizadores, a condição mínima para votar era ser maior de 16 anos. Até mesmo o voto em trânsito era permitido. A expectativa era de colher os votos de 2 a 3 milhões de pessoas.
Os participantes responderam sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.
A coordenadora geral do movimento Anidria Rocha, moradora de São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, dizia antes do resultado da votação, que a adesão seria maior em um momento em que o sentimento separatista crescia por conta da situação política e econômica. “O movimento separatista está crescendo cada vez mais e essa crise política e econômica do Brasil favorece essa nossa posição”, destacou.
Os resultados da votação por estado podem ser consultados no site oficial do Plebisul.
Primeira consulta
Essa não é a primeira vez que o movimento “O Sul é Meu País” realiza um plebiscito informal. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 616 mil pessoas e 95,74% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do país.
De qualquer forma, a competência para propor um plebiscito é do Congresso quando se tratar de questões de relevância nacional.
A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou ao G1 na terça-feira (3), que não iria se manifestar por não ter recebido nenhuma consulta do movimento a respeito do assunto.

Fonte: G1

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.