Equipe da CIPA do HCC de Crissiumal treina novos membros

cipa 2

Fotos: HCC

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) já atua no Hospital de Caridade de Crissiumal desde o ano de 2002. Conforme a NR 5, norma regulamentadora que dipõe sobre a Comissão, devido ao número de funcionários, a empresa precisa indicar quatro colaboradores e ter através da eleição mais 4 colaboradores eleitos. Portanto neste ano a Cipa se constitui de oito cipeiros: Indicados: Caroline Goettems (presidente)

Ana Paula Marx Schmidt (secretaria), Camila Eckert, Sindreli Steffens e eleitos, Angela Bubolz, Andreia Banberg, Elaine Mattos e Fabiano Ruppenthal.

O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

De acordo com informações da presidente Caroline Goettems, a responsabilidade desta equipe é fiscalizar e manter a qualidade de vida dos colaboradores, para que não ocorram acidentes de trabalho, tanto dentro da empresa como em seu trajeto até o trabalho. “A equipe tem como objetivo  a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Perante aos demais funcionários, temos o diferencial de registrar todos os acidentes que ocorrerem, monitorá-los para que façam o uso correto e diário dos EPI’s (equipamento individual de proteção) que são fornecidos pela empresa, e que vem ao encontro da qualidade de vida e da não exposição ao acidente. Estamos treinados para sanar dúvidas referente a Cipa, e atender a qualquer risco de acidente que possa surgir dentro da empresa”, comentou Caroline.

Neste ano o treinamento aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, totalizando 20 horas de trabalho pela empresa Thecno RH, através dos técnicos de Segurança do Trabalho Rubia Tomazonni e Clecio Rohde. Foram abordados diversos temas, como a NR 5, HIV e prevenção de acidentes bem como teve ênfase a NR 32 , que regulamenta sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. “Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Destaca-se sempre o acidente com materiais perfurocortantes, os quais ocorrem com mais frequência no HCC”, informou a técnica em radiologia e presidente da Cipa.

Após o treinamento em segurança do trabalho, a Cipa acompanha as atividades no HCC durante um ano todo. Dois integrantes da Comissão geralmente permanecem, porém passam pelo mesmo treinamento.

cipa 1

 

Ass. Imprensa HCC

O que achou dessa notícia?