A maior Obra Pública da história de Crissiumal foi inaugurada nesta sexta-feira

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A EMEF Benno Bender teve o investimento de mais de 3 milhões de reais

 

A comunidade crissiumalense tem recebido, nos últimos anos, uma série de investimentos na área de Educação. Com ampliações, reformas e construções de novas unidades de escolares, que contribuem para melhorias na educação das crianças e adolescentes, atendidos pela Rede Municipal de Ensino.

A mais esperada e recente obra foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2018, a nova Escola, denominada de EMEF-Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Bender, instalada na Rua Inhacorá 325, no centro da cidade, foi construída no terreno retomado pelo Município, da empresa BRF Brasil Foods Ltda, onde por muitos anos funcionou um posto de resfriamento de leite.

A nova escola tem capacidade para atender até 360 alunos por turno, desde a Pré-Escola até os Anos Finais do Ensino Fundamental. Neste primeiro ano letivo, a Escola Benno Bender conta com 430 alunos matriculados, para o período da manhã e tarde. O prédio possui oito blocos, com 12 salas de aula, sala de informática, laboratório, biblioteca, auditório, grêmio estudantil, cozinha, pátio coberto, sanitários e vestiários; além, da área administrativa e quadra coberta.  O educandário é totalmente acessível e de fácil mobilidade.

A inauguração da escola contou com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo crissiumalense, da gestão atual e de anteriores; empresários do ramo comercial e industrial, lideranças e representantes de entidades e instituições religiosas, assistenciais, sindicais e bancárias do município. Também, esteve presente a equipe diretiva, professores, CPM, funcionários do educandário e de outras instituições de ensino do município; pais e alunos que darão início a história da nova Escola. E, em especial, o Ato foi marcado pela presença de familiares de Benno Bender, representado por filhas, neta e bisnetos do mesmo, que se deslocaram dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, para prestigiarem a Solenidade.

Benno Bender foi prefeito de Crissiumal no período, entre os anos de 1969 a 1975, se destacando na realização de importantíssimas obras para o município, na área de saneamento básico, saúde, segurança e educação. A nova escola recebeu o nome do ex-prefeito crissiumalense, devido a sua nobre atitude em preservar o patrimônio público, especialmente, a área, na qual foi construída a Escola. Na época, o prefeito Benno Bender, incluiu uma clausula no contrato de cedência do terreno, para a empresa de laticínios, que fez o uso desta área por muitos anos; a qual estabelecia que, no momento em que a empresa não usufruísse mais do espaço para tais fins, a área seria retomada pelo Município, por direito; assegurando, assim, que o bem imóvel retornasse ao Poder Público. Este ato, de respeito e de responsabilidade com o patrimônio público, permitiu que a área de aproximadamente 10.000m², fosse resgatada pelo Município, no ano de 2014.

Com a disponibilidade da área e a sua localização favorável, foi possível que a Administração Crissiumalense, na época, representada pelo prefeito Walter Luiz Heck e seu vice Ivano Zorzo, iniciasse um Projeto para a criação e construção de uma nova Escola Municipal, permitindo, assim, economizar no valor pago em aluguel, para a utilização do espaço de um educandário da rede municipal de ensino.

Desde o início da elaboração do Projeto de Lei até a conclusão e inauguração da obra da Escola, passaram-se, cerca de, três anos e meio; a maior parte desse tempo ocorreu durante a Administração de Roberto Bergmann e Elísio Eckert; os quais, honrosamente, nesta sexta-feira, acompanhados pelo presidente do legislativo Paulo Moacir Haas, do ex-prefeito Walter Heck e, também, da neta de Benno Bender, Luciane Bender, representante da família na solenidade; realizaram o desenlace da fita inaugural da nova Escola.

Foram investidos R$ 3.097.876,74 reais, na edificação da escola nova, que possui uma área total construída de 3.228,08m², proporcionando um espaço amplo de qualidade e conforto para alunos e profissionais da educação. A Escola Benno Bender aloca, em seu espaço, os ex-alunos, da extinta EMEF Madre Paulina e algumas turmas da pré-escola da EMEI Rotermund.

A construção do novo educandário só foi possível pelo empenho e dedicação dos gestores municipais atuais e antecessores, que em parceria com o Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, concretizaram o sonho, tão almejado, da construção de uma escola Municipal urbana, sendo considerada, esta, a obra com o maior investimento, já licitado na história do Município. O Deputado Danrlei de Deus Hinterholz, também, foi citado nos discursos das autoridades, sendo reconhecido, como um grande intermediador, que possibilitou o cadastramento da obra da escola, no FNDE, mesmo fora do tempo hábil, devido ao empenho do Deputado junto ao Governo Federal.

Em seu discurso o prefeito Roberto Bergmann enfatizou a necessidade de realizar melhorias ao entorno da estrutura da Escola, considerando ser a maior obra pública do município. Bergmann destacou a importância de efetuar, o mais breve possível, a pavimentação das ruas de acesso à EMEF Benno Bender, expressando sua preocupação em melhorar o acesso dos alunos e profissionais da instituição de ensino.

Após a Solenidade, os presentes foram acolhidos no interior da Escola, com um saboroso coquetel de inauguração e, também, puderam visitar as novas instalações.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz – Jornalista MTB 18.171 – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.