Educação nutricional é abordada nas Escolas de Nova Candelária

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
atividades-com-os-alunos-na-emei-mundo-encantado-2

Atividades com os alunos na EMEI Mundo Encantado.

Com o objetivo de contemplar as mais diferentes áreas do saber a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Candelária por meio dos profissionais que nela atuam, realizaram nas últimas semanas ações no âmbito da educação nutricional.

Na tarde do dia3 de novembro de 2016 foi realizada uma atividade com os alunos da préescola da EMEI Mundo Encantado.Tendo em vista a necessidade de práticas de educação nutricional para com os alunos da pré escola, em relação ao consumo de legumes, foi proposta a atividade lúdica “A procura dos legumes” que buscou atingir uma melhor aceitabilidade da oferta de cenoura, brócolis, pimentão, tempero verde, couve-flor, beterraba, milho verde, tomate, cebola, dentre outras, na preparaçãoda alimentação escolar.

O exercício com os alunos trouxe na primeira hora o teatro de fantoches “Joãozinho e Mariazinha: comer e Brincar”, que falou sobre a importância de alimentar-se corretamente para terenergia na execução de atividades diárias. Após o teatro os alunos foram divididos em grupos e realizaram de forma alternada as seguintes atividades: pintura de figuras de legumes para colocar em um varal;confecção de palitoches;procura por legumes escondidos no pátio para inserir em um cartaz com as figuras correspondentes. Em seguida houve ainda uma conversa sobre a busca dos legumes: o que são e a sua importância para a saúde.Encerrada as atividades lúdicas os alunos se dirigiram para o refeitório onde foi servido bolo de legumes com suco de manga.

A atividade foi aplicada pela Nutricionista Tanise Dalla Rosa e Agente Administrativa Elise Wendling; professoras das referidas turmas, Leila Eliane Wolfart da Cruz, Cristiane Isabel Reidel, Raquel Magali Wille; e pela estagiária Joice Carine Steffler. Contou-se também com supervisão e auxílio da diretora da escola, Aline Rosângela SeidelErthal.

Já no dia 8 de novembro, pela parte da tarde, foi realizada a atividade “Descobrindo as frutas’’, com os alunos da pré escola da Escola Municipal de Ensino FundamentalPapa Pio XII, da comunidade de Santa Lúcia. A atividade foi aplicada pela Nutricionista Tanise Dalla Rosa e Agente Administrativa Elise Wendling, professoras das turmas do pré, Marilusa Inês DahlenSartor e Edinéia Carine MaldanerSchorr.

De início os alunos ouviram a história “A cesta da Dona Maricota”, contada pelas professoras. Na segunda parte da tarde os alunos foram divididos em grupos e tiveram os olhos vendados, tendo que adivinhar pelo cheiro e pelo paladar determinadas frutas pré selecionadas, somando assim pontos para as equipes. A equipe vencedora ganhou um jogo da memória de frutas e todos receberam um lápis com pingente em acrílico de fruta.

Ao final da atividade os estudantes puderam também pintar desenhos das frutas que provaram. A atividade proporcionou conhecer novos aromas e sabores e ampliar o consumo das mesmas.

atividade-na-escola-papa-pio-xii-da-comunidade-de-santa-lucia

Atividade na Escola Papa Pio XII, da comunidade de Santa Lúcia.

atividades-com-os-alunos-na-emei-mundo-encantado

Atividades com os alunos na EMEI Mundo Encantado.

atividade-na-escola-papa-pio-xii-da-comunidade-de-santa-lucia-2-1

Atividade na Escola Papa Pio XII, da comunidade de Santa Lúcia (2) (1)

Fonte/Fotos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.