Presídio de Frederico Westphalen ganhará estação de tratamento de esgoto

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Moradores da região reclamavam há anos do mau cheiro dos dejetos lançados no meio ambiente

As obras de construção do novo sistema de esgoto do Presídio Estadual de Frederico Westphalen estão com as obras adiantadas. Iniciadas há 15 dias, com um investimento do Estado de R$ 165,5 mil, o prazo contratual para a entrega é no dia 8 de setembro. Pessoas que moram próximos a casa de detenção há vários anos reclamavam do mau cheiro provocado pelo esgoto que corre a céu aberto.

Segundo o subdiretor do presídio, Olivério de Vargas Rosado, serão instaladas duas grandes caixas coletoras e construída nova tubulação. “As obras desta estação de tratamento de efluentes (reator anaeróbio: biofiltro anaeróbio) são muito importantes, pois estava criada uma situação ambiental e de saúde”, disse.

Olivério informou ainda que a nova estação terá separação de sólidos e líquidos em tanques, sendo que a parte líquida será canalizada até a estrada da linha Iraí, próxima ao presídio, de onde, após passar pela fase de desinfecção com cloro, é levada até a pluvial do município.

No início de agosto de 2017, o município de Frederico Westphalen autuou a Susepe em R$ 30 mil por vazamento de dejetos a céu aberto. Há oito anos a estrutura de esgoto não suportava o aumento de carga, situação criada a partir da superlotação. Entre os impactos, estão alteração do solo, da fauna e da flora, além de risco à saúde pública. Atualmente a casa prisional abriga, 230 detentos, sendo que a capacidade é de 140 presos.

A casa de detenção recebe detentos de 17 municípios: Frederico Westphalen, Seberi, Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre, Erval Seco, Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Cerro Grande, Cristal do Sul, Jaboticaba, Novo Tiradentes, Pinhal e Dois Irmãos das Missões.

Fonte: CP

Rádio Metrópole

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.